Social Nerwork

contato@mikinev.com.br
contato@mikinev.com.br

Um 2016 de inspiração

Mikinev Biojone

Fábula nº 29 – O leão e o pernilongo
Francisco Biojone, 2013 © Coleção Mikinev (2015)

FRANCISCO BIOJONE

Nasceu em 1934 em Campinas, onde reside. Foi Integrante do Grupo Vanguarda, responsável pela renovação das artes plásticas na cidade nas décadas de 1960 e 1970.

No Brasil, destacam-se suas exposições realizadas no Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand” (MASP); Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Fundação Bienal de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP; Museu de Arte de Curitiba; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte; Museu de Arte de Ribeirão Preto; Museu de Arte Contemporânea de Americana; Galeria Athos Bulcão – Brasília; e na Galeria de Arte da UNICAMP entre outros espaços.

Em sua trajetória internacional participou de exposições em importantes centros culturais como o Grand Palais em Paris, França; o Museu de Fine Arts de Taipei, Taiwan; o Espaço Cultural Delta, Porto, Portugal; Museo Nacional de la Acuarela, Ciudad de México, México; o do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington, USA e a Accademia Internazionale d’Arte Moderna, em Roma, Itália.

Tem obras no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, Museu de Arte de Belo Horizonte e Museu de Arte Contemporânea de Campinas, além de obras em coleções particulares no Brasil e exterior.

Está citado na Grande Enciclopédia Delta Larousse, no Dicionário das Artes Plásticas no Brasil, de Roberto Pontual, no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas, de Carlos Cavalcante, na História Geral da Arte no Brasil, de Walter Zanini, em “Arte no Brasil”, coordenado por Pedro Manuel-Gismondi, no Dicionário de Pintores Brasileiros, de Walmir Ayala, no Who’s Who in International Art, no Les Grands Noms du Monde Artistique d’Aujourd’Hui, no Brazilian Art, Los Angeles, USA, no Guia das Artes Plásticas da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Possui grande número de prêmios, tendo como destaque os da Accademia Internazionale d’Arte Moderna, o Prêmio Internacional de Artes Plásticas Brasil/Extremo Oriente, o da Exposição de aquarelas Brasil/México e o do Salão Paulista de Arte Moderna.